Milena Lopes Chiorlin
5 min readFeb 2, 2024

Gandusha Kriya: O bochecho Ayurvédico — A arte milenar do bochecho com óleo que auxilia a saúde.

O Gandusha, no ocidente, conhecido como “Oil Pulling”, é uma prática que tem sido um ritual de saúde na Índia há séculos.

É possível que nunca tenha ouvido falar nos benefícios do bochecho com óleo. A prática de bochechar com óleo tem origem no Ayurveda, que recomenda como prática diária, a limpeza da superfície da língua e a desintoxicação da cavidade bucal.

Tais práticas ayurvédicas produzem significativas melhoras na saúde geral da boca e do corpo e são parte integrantes do meu ritual diário de limpeza matinal, conhecido como ‘Dinacharya’.

Práticas regulares de limpeza auxiliam na manutenção do bem-estar físico e mental, sendo um guia de ‘autocuidado’, que para mim, é tão importante quanto cuidar da digestão, do sono, do corpo e do meu dosha (para os adeptos do Ayurveda).

O bochecho ayurvédico também é conhecido pelo nome Kavala Gandusha.

Charaka Samhita (texto tradicional e sagrado do Ayurveda) menciona Kavala Gandusha.

Kavala refere-se àquilo que está relacionado com a cavidade oral e Gandusha como um gargarejo.

Vale lembrar que segundo Yogratnakara, a cavidade oral é composta por sete partes. São lábios, dentes, gengivas, palato, faringe e todas as partes como um todo.

Tanto Gandusha quanto Kavala envolvem o uso de óleo, decocção para limpeza da cavidade oral. Enquanto Gandusha é feito com uma quantidade média de óleo, Kavala utiliza uma quantidade menor.

No Gandusha, como o óleo utilizado é em maior quantidade, não pode ficar muito tempo na boca. O movimento com o óleo é de um lado para o outro e precisa ser cuspido após alguns minutos.

No Kavala, uma pequena quantidade é mantida na boca e agitada durante pelo menos 15 a 20 minutos antes de ser cuspida.

A principal diferença além do tempo é que no Gandusha o óleo é espalhado pela boca, já no Kavala, o óleo é mantido na boca e depois gargarejado antes de ser cuspido.

Quando retemos o óleo na boca, ele se mistura com a saliva, tornando-se mais fino e levemente esbranquiçado. Isso sutilmente extrai toxinas da área local e do sangue pela estimulação enzimática, coletando todas as toxinas acumuladas na boca, prontas para serem expelidas.

Tanto o óleo de gergelim como o de coco tendem a ficar esbranquiçados após o bochecho/ gargarejo. Se o óleo ainda estiver amarelo, pode indicar que o bochecho precisa ser feito por mais tempo.

Os benefícios:

Bochechar com óleo promove uma limpeza profunda eliminando o acúmulo de Kapha Dosha.

O grande benefício do Gandusha é a diminuição de doenças bucais. O movimento do óleo ajuda a garantir que quaisquer restos de partículas de alimentos alojados nos dentes sejam expelidos quando o óleo for cuspido.

O óleo Gandusha tem propriedades antibacterianas e funciona como enxaguatório bucal natural.

Outros benefícios do Ganducha:

· Auxilia na saúde bucal, prevenindo doenças gengivais

· Previne a sensibilidade dos dentes

· Mantém o hálito fresco, removendo toxinas e prevenindo o crescimento de fungos e bactérias.

· Ajuda a remover a placa bacteriana.

· Extrai toxinas e remove o excesso de muco da boca, garganta e cabeça

· Melhora o paladar e O metabolismo digestivo

· Previne secura na boca e garganta

· Auxilia na prevenção de sinusite e rinite e outras infecções bacterianas que causam dor de garganta. Fazer gargarejos com óleo antibacteriano ajuda a garantir que os sintomas de dor de garganta possam ser mais bem controlados

· Ajuda a manter os seios da face limpos e saudáveis

· Fortalece a mandíbula e a voz

· Ajudar a fortalecer os músculos faciais. Isso ajuda a prevenir bochechas flácidas.

· Ajudar no clareamento dos dentes. Pode funcionar como um clareador dental natural útil.

Para os leitores adeptos e/ou curiosos/estudiosos, abaixo lista de benefícios de acordo o Ayurveda:

· Mukha Rogas — Doenças bucais: por manter o pH adequado da flora oral, limpando toda a cavidade de micróbios e toxinas, Gandusha tem ação e direta no controle de doenças bucais

· Oruda Dantha — dentição forte e saudável: removendo placas e restos de comida, a prática ajuda diretamente na conservação de dentes e gengivas

· Swara e Hanu Balam — fortalece voz e mandíbulas: o bochecho com óleo força os músculos do pescoço e da mandíbula a trabalhar. Desta forma, a área se torna mais fortalecida e flexível, melhorando também a firmeza das cordas vocais.​

· Shiro Rogas — Doenças na parte da cabeça: a limpeza e a utilização do óleo ajudam em problemas como sinusite e dores de cabeça

· Nasa Roga — Problemas Nasais: problemas como sinusite tem grande melhora uma vez que há limpeza e redução do Kapha Dosha

· Ruchyam — melhora a percepção dos sabores: a prática refina o sabor dos alimentos e com isso purifica também o apetite

Porque fazer o Ganducha:

É aconselhável fazer o Ganducha ao acordar, logo pela manhã, após a limpeza da língua e antes de ingerir qualquer alimento ou água. Isso porque a noite, enquanto dormimos, nosso corpo está focado e trabalhando para se desintoxicar de todas as toxinas acumuladas ao longo do dia.

Devido a limpeza, as toxinas são expelidas, ficando depositadas na nossa língua e, consequentemente, dentes, boca e saliva, razão pela qual se faz necessária sua remoção pela manhã. Esta é a razão de acordarmos frequentemente com aquela saburra esbranquiçada na língua e com mau hálito.

Qual óleo usa no Ganducha?

Tradicionalmente, o meio utilizado para a limpeza oral seria personalizado com base no dosha que necessita de equilíbrio:

· óleo para vata: óleo de gergelim ou decocções refrescantes

· óleo para pitta: óleo de coco ou decocções picantes e amargas

· óleo para kapha. óleo de gergelim ou decocções adstringentes

Para não adeptos ao Ayurveda ou para quem precisa de praticidade no dia, sugiro que usem o óleo de gergelim ou de coco, sendo a única exigência que os óleos sejam prensados a frio e, se possível, orgânicos.

Gandusha Kriya é feito da seguinte forma:

· A prática é bem simples, se resume em bochechar com óleo.

· É melhor fazê-la de manhã cedo, antes de comer ou beber qualquer coisa.

· Pode-se usar óleo de gergelim ou coco. Uma a duas colheres de sopa podem ser colocadas na boca.

· Agite ao redor dos dentes, gengivas, língua e laterais da boca.

· Faça isso por cerca de 5 minutos.

· Você notará que óleo ficará fino e esbranquiçado

· Quando terminar, cuspa o óleo. É muito importante cuspir o óleo e não o engolir.

· Enxágue a boca com água morna. Você pode então escovar os dentes, usar fio dental e usar um limpador de língua normalmente.

Cuidado e/ou contraindicações:

· Não ingerir o óleo que carrega toda a sujeira e toxina retirada;

· Ao cuspir, tente acertar o ralo, uma vez que óleo pode acumular na pia sendo necessário higienizá-la diariamente;

· Caso o óleo se acumule na pia a forma mais fácil de limpar e passa detergente antes de jogar água morna.

Milena Lopes Chiorlin

Superpower: Yogi, Terapeuta em Ayurveda, estudante de psicanálise, Advogada, Mediadora e vendedora de tudo e mais um pouco.